sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

32.

A resposta foi: Marco Silva.

Quando, há uns meses atrás, Marco Silva foi apontado como o novo treinador da equipa principal de futebol do Sporting, vindo de uma época (quase) perfeita no Estoril, torci o nariz, meio que na dúvida deixei um pé lá atrás e disse: "Vamos ver o que é capaz de fazer".
O tempo foi passando, alguns jogos bem conseguidos e outros nem tanto, e eu sempre a dar o beneficio da dúvida. Aquele Marco tinha vindo de um Estoril. E não, eu não estou a menosprezar o Estoril.

Mas chega a uma altura em que os jogos já foram muitos e eu, que se calhar até nem pesco nada de futebol, começo a "atinar" com a táctica do homem. Mas como "atinar" até nem é o verbo correcto, eu dava tudo para ter uma conversinha séria com este senhor... A meio de um belo jantar, quiçá!

------------------------------------------------ 0 --------------------------------------------------------

Marco, querido, não te preocupes com a conta, hoje quem paga sou eu... Senta-te confortavelmente, pede o que quiseres, vamos conversar.

Sabes aquele miúdo que pões habitualmente a jogar do lado esquerdo? Sim, o Carrillo... está a fazer uma das melhores épocas desde que chegou a este clube. Já não é o miúdo inconstante e aluado que víamos (ou não víamos, como preferires!) na época passada. Tem magia nos pés, corre que nem uma gazela, olha-te para a área e serve-te, como nenhum outro o faz melhor, o Montero, esse que, também está, neste momento, numa bela forma. Mas voltando ao Carrillo. É com enorme pena que, em plena bancada daquela que é a nossa Casa, te vejo tirar o rapaz de campo numa altura em que 99% das pessoas vê que está a ser o melhor em campo (reparaste que és tu, aquele 1%?).

E já que te falo de substituições, responde-me cá uma coisa: que vês tu no André Martins que mais ninguém consegue ver? Porque continua a ser ele uma das três (importantes, tantas vezes) substituições?
Eu sei que, dentro das 4 linhas, o Mestre és tu, tu é que sabes, tu é que mandas, mas insistires que as substituições só são feitas para lá dos 70 ou, na loucura, 80 minutos, é de quem não sofre com o que está a acontecer dentro de campo, como todos os treinadores de bancada que estão a assistir, impacientes, à tua impávida reacção a uma derrota ou a um empate. Nem quero falar de vitorias ali na margem mínima. 

Ainda tenho bem presente na memória aquele ultimo grande derby. Tu também? 
Sabes, Marco, volto a reiterar que és tu quem melhor sabe o que é melhor para conduzir o jogo dentro das linhas, mas responde-me: não teria sido inteligente pedires aos teus (acredita no que te digo, são muito mais NOSSOS - dos sócios, dos adeptos, dos simpatizantes, e até, imagina tu, dos antis) miúdos para segurar a bola, para brincarem como tão bem sabem, às vezes, mesmo quando estão a perder? Não custa muito. Pergunta ao Artur. Fez isso durante 94 minutos. Às vezes, Marco, é mais fácil ser igual aos outros. Melhores nós sabemos que seremos sempre.

Gostava de te falar do Tanaka, mas acho que já não me estás a ouvir... 
O "chinês" não é um Liedson, nem um Jardel e nunca será um Acosta, mas reparaste que, os minutos que o deixaste jogar, ele raramente desiludiu? Oh, como é bom lembrar aquele golo frente ao Braga. Não sei se a ti te arrepiou, mas a família Sportinguista nunca esquecerá. Não te peço que tires a titularidade definitiva do Montero, do Super Slim ou sequer do Nani... Mas experimenta misturar esse 11 inicial. 
Vais ver que aquele miúdo que também ainda tem tanto para dar, o João Mário, não te vai desiludir, que o Tanaka vai mesmo poder resolver, que o Capel, aquele que já todos querem ver vendido, sabe mais de bola do que se julga, que o Tobias tem a idade certa para ser a nossa nova promessa, junto com o Paulo Oliveira. Diz-me, Marco, com tanto tempo em Portgual, que é feito desse tão falado "mini Messi"? 

Mas se calhar, Marco, eu não percebo mesmo nada de futebol, e sou apenas uma fanática lunática! 

Deixa-me só terminar com um conselho: mantém-te na linha que te guiou até aqui, no que a polémicas e novelas de comunicação social diz respeito. E não duvides disto que te digo: no Sporting Clube de Portugal, nós, os sócios, os adeptos, os simpatizantes e, imagina tu, até os antis, mandamos mais que qualquer Presidente, Assembleia, Conselho de Administração! 

Lia, sócia nr 109763.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

31.


Titulo: The Theory of Everything ("ATeoria de Tudo")
Realizador: James Marsh
Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jone, Tom Prior ...
Ano: 2014

Eu não tenho culpa de, ultimamente, andar com a cabeça na Lua e várias coisas me passarem ao lado sem que eu dê por elas. Digo isto mais precisamente em relação ao cinema. Desconheço completamente que filmes saíram recentemente, quais os mais badalados, quais os nomeados para Oscares e seus primos, quais os potenciais vencedores, etc...
(não ver TV - de todo - pode contribuir para isto, não pode?)
Como tal, foi só e apenas ONTEM - isto admite-se? - em conversa com a minha irmã, que tive conhecimento deste filme. Ela só disse que o referido ainda estava em exibição nos cimenas do Corte Inglês.
Hoje, acabadinha de acordar às 2 da tarde, pensei no que teria para fazer ao longo de todo o dia e decidi ver o filme. Assim... A seco! Sem saber história, sem saber elencos, sem saber nada mais do que o seu nome.
E o filme é perfeito! O papel de Stephen tão brilhante no corpo deste Eddie que eu nem sei de onde saiu mas que tem mesmo arzinho de cromo. E ela.... tão simples, tão linda.
Para mim, este é um dos filmes do (meu) ano.

Recomendo? Muito mais do que qualquer outro que tenha visto recentemente.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

30.


Titulo: The Imitation Game ("O Jogo da Imitação")
Realizador: Morten Tyldum
Ano: 2014
Elenco: Bennedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode ...

Comecei a ver este filme numa noite em que me sentia a precisar de me abstrair da vida real e fui gostando, e parando, e voltando atrás para rever algumas partes, até que a pouco mais de meio do filme tive que parar. Não estava efectivamente com cabeça para um filme como este.
Tornei a vê-lo ontem, num registo anímico completamente diferente, e vi-o do inicio ao fim sem falhas. 
Não consigo arranjar adjectivos para este filme, não consigo dizer o que senti quando acabou, mas.... Gostei!! E gostei tanto... 
A única coisa que me vem à cabeça agora é: de onde sacaram o Benedict? Onde andou tanto talento "escondido"? Porque é que tanta classe me passou despercebida nos últimos anos? Que actor fenomenal! E claro está que fica uma pergunta ainda mais importante que todas estas: Keira, will you marry me, PLEASE???? Esta mulher está cada vez mais linda, cada vez mais tão.... GRANDE! 

Recomendo? Sim. Completamente!


sábado, 14 de fevereiro de 2015

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

28.

Porque de polémicas está este mundo cheio mas, felizmente, ainda há gente sensata, a minha Carolina escreveu melhor que ninguém o que me vai na Alma. O que vai na alma de um verdadeiro Leão!

Aqui - n'As Redes do Damas (abram o link e deliciem-se)

E dou por encerrado o assunto "derby"!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

27.

Em dia de derby, óbvio que eu tinha que lá estar... Dei 354 voltas ao meu horário para conseguir que alguém fizesse a minha tarde, para conseguir estar em Alvalade, ontem! E, um belo dia, a hashtag #EuVouLáEstar fez todo o sentido, e eu estive mesmo.

A coreografia das melhores claques do mundo, a assistência espectacular, com quase 50mil nas bancadas, o jogo (quase) perfeito da equipa verdibranca, que encostou o "campeão" às redes durante NOVENTA E QUATRO minutos. (Desde quando um "Campeão" joga como os pequeninos? Desde quando um "Campeão" joga para o seu GR atrasar o jogo? Desde quando um "Campeão" faz 2 remates num jogo todo? Pronto... já sei... eu não pesco mesmo nada de futebol).

Sim, a azia que se apoderou de mim, no fim do jogo, deixou-me capaz de mandar tudo quanto é lamparina para Plutão, mas controlei-me. E mandei-os só à m*rda :D 

"Sou verdibranco de ♥ ... SPORTING, MEU GRANDE AMOR, graças a deus não nasci Lampião"

sábado, 7 de fevereiro de 2015

26.

Deste lado andamos cheios de trabalho até às orelhas, mas com os olhos postos no fim do mês.... Já estamos em contagem decrescente outra vez :)