domingo, 23 de agosto de 2015

74.

Parece-me que esta época vou falar mais do Sporting fora de campo do que propriamente dentro dele.

Não é (espero eu) novidade para nenhum dos meus amigos que sou doente, que, podendo, sigo o Sporting até ao fim do mundo, mas também não é (espero eu) novidade para nenhum dos meus amigos que sou uma Sportinguista diferente da grande maioria, que sei cascar na minha equipa, que sei assumir créditos de outros e falhas nossas. E, nesse sentido, venho repudiar total e completamente o que se passou ontem em Alvalade DEPOIS do jogo contra o Paços de Ferreira (1-1).

Por motivos mais importantes (sim, o Sporting é quase tudo mas não é tudo), não estive no estádio e nem sequer o jogo vi. Não vi lances nenhuns, não vi comentários "oficiais"... Nada! Mas constou-me que o meu clube foi (mais uma vez) prejudicado pela arbitragem. E é aqui que começam as minhas divergências com restantes sportinguistas (destes... com "s" minúsculo).

Por mim, o Sporting tem que ganhar sempre, marcar um golo de 10 em 10 minutos, correr o equivalente a uma ultra maratona, comer a relva até que se veja petróleo. Mostrar dentro de campo, durante 90' quem somos, do que somos feitos. Não deixar que árbitro nenhum tenha hipótese de nos anular golos importantes, ou desviar os olhos para não ver um penalti decisivo, Por mim, o Sporting jogava sempre sem se desculpar com apitos. Mesmo que com toda a razão do mundo... Eu quero ser do Sporting que diz "Fomos roubados até ao além, mas ganhámos, c"#%//&. Somos os maiores. Inchem cabeçudos!".
Não quero nunca que me associem aos adeptos que apedrejam carros de árbitros, que se vangloriam de que devia ter morrido. Eu não sou desse clube! Aliás... Eu sou. Essa gente é que não devia ser.

Ser (do) Sporting é exigir respeito dentro de campo e não exigir medo fora dele.
Ser (do) Sporting é respeitar as ordens de não usar pirotecnia para evitar multas, e não apedrejar  carros seja de quem for correndo o risco de ninguém entrar no estádio por castigos de jogos à porta fechada.

Eu não sou deste Sporting! (E espero que BdC tenha a decência de emitir um - outro - comunicado a repudiar toda esta situação, e a fazer saber quem foram os responsáveis por tal selvajaria... Castiguem esses!).

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

73.

Deixem-me partilhar uma banalidade que me fez ganhar o dia de hoje:

A princesa Juba, ao fim de 4 meses e 7 dias de vida, fez hoje o seu primeiro cocó na rua :D (sim, estou a fazer uma festa monumental)!

72.

Titulo: Black or White ("Preto ou Branco")
Ano: 2014
Realizador: Mike Binder
Elenco: Kevin Kostner, Octavia Spencer, Gillian Jacobs ...

Já aqui referi que não leio sinopses nem vejo trailers de filmes antes de os ver, mas em alguma coisa tenho que basear para escolher ver um. Este foi unica e exclusivamente por causa do poster. Mais concreta por causa das cores do poster.
E não me arrependi. 
Fiquei a saber, logo aos 15 segundos de filme que se baseava em factos reais, e só isso já bastou para me prender até ao fim.
Não é um filme cliché, é uma história emocionante e essa pequena atriz que tem o papel principal, além de linda, interpreta extraordinariamente o que lhe foi imposto.
Provavelmente, nunca iria ao cinema ver este filme, e se fosse, daria o dinheiro por mal gasto (na minha opinião) porque não é filme para se ver numa grande sala, com um grande som, no meio de sabe-se lá quantas pessoas. Eu vi no sossego do meu lar, sozinha, e o tempo que "perdi" a ver este filme, não foi assim tão perdido. Gostei muito!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

71.

Ser (do) Sporting...

Sou (do) Sporting desde que me lembro de ser (de) alguma coisa. Numa família de encarnados, eu resolvi ser a ovelha negra - ou verde, no caso. É certo que na minha família nunca ninguém puxou por cor nenhuma, nunca ninguém disse "tu um dia vais ser assim, gostar assado e fazer cozido" e dentro de tantas opções eu escolhi. Sou (do) Sporting. Chamam-me doente. Doente me assumo!

Sempre fui mais rapaz que rapariga e amante de tantos desportos quantos pudesse praticar, mas sempre houve um... Aquele! O que sempre me fez ser assim, gostar assado e fazer cozido. O deporto-rei. O futebol! Não me lembro de algum dia ter tido aquilo a que chamam referências (não posso chamar referência àquela panca de adolescente que tive pelo Quaresma), mas há tantos jogadores que me enchem as medidas de tantas maneiras, que eu acho que se pudesse, era eu que fundava o meu próprio clube, com eles todos e ganhávamos tudo o que havia para ganhar!

Mas já chega de fantasiar... Este texto serve só para mostrar o meu descontentamento com o que tenho assistido fazerem ao meu desporto (e ao MEU clube) nos últimos tempos.
Não sei se alguma vez expressei em voz alta, mas não sou fã do Bruno de Carvalho (BdC). Correcção: nem sempre sou fã do BdC. Estou-lhe muito (e eternamente) grata pelo que fez ao Sporting desde que assumiu a presidência - pôr a claro todos os trafulhas que quase mataram o meu clube, reerguer uma massa verde adormecida, fazer-nos a nós, Sportinguistas, voltar a acreditar num Sporting como já fomos, calar as vozes que previam a nossa decadência. Mas não vou nunca apoiar o folclore com que insiste em debater-se "contra tudo e todos". Há tantas maneiras de fazer as coisas e, infelizmente, vez após vez, Bdc tem quase sempre escolhido a pior.

No ano em que BdC assumiu a presidência do Sporting, prometi a mim mesma que, se o Sporting garantisse um lugar de pódio no campeonato, na época seguinte me faria sócia. E assim foi! No ano em que me faço sócia, prometi a mim mesma que, se o Sporting garantisse um lugar de pódio no campeonato, na época seguinte compraria a GameBox. E assim foi! Este ano estou em Alvalade de lugar marcado, mas este ano não faço promessas. Não é porque não acredite na continuidade de "bons" resultados do meu clube, mas porque não me revejo naquilo em que o futebol se tornou.

Desde Junho que tudo roda à volta de um treinador que sai de um clube que não o queria, para outro onde dizem que ele realiza um sonho. E é a tragédia, o drama e o horror! Quis o destino que o primeiro jogo da época opusesse esses dois clubes, e o meu ganhou. SMS's para um lado e para outro, diz que disse das vizinhas da aldeia, as boquinhas indirectas dos putos de 15 anos às ex namoradas, os insultos básicos da turminha da pré-escola. E eu, que sempre apreciei tanto o futebol dentro das 4 linhas, hoje vejo-me obrigada a assistir a esta palhaçada em que se tornou a minha paixão, fora de campo.

Ser (do) Sporting, dizem as maiorias, obriga-me a apoiar o meu presidente nesta sua atitude de calar o pio da avestruz. Ser (do) Sporting, digo eu, é saber usar o silêncio para dar respostas.
Ser (do) Sporting, dizem as maiorias, é aplaudir medições de pilinhas, para saber quem é o maior lá do bairro. Ser (do) Sporting, digo eu, é mostrar-lhes dentro de campo quem somos, do que somos feitos. Ganhando!
Ser (do) Sporting, dizem as maiorias, é ser anti outro qualquer. Ser (do) Sporting, digo eu, é ser só e apenas isto: SPORTING!

Por isso, enquanto o juízo me permitir, sou adepta (e sócia) do Sporting, e jamais de uma estúpida, ridícula e absolutamente irritante troca de palavras anedótica.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

70.

Apresentei-vos, há algum tempo, a Juba, a bichinha cá de casa... É uma criaturinha com 4 meses! Criança, ainda, portanto... Só faz asneiras. Tem sido uma luta terrivel para lhe incutir certos comportamentos. Mas hoje venho aqui pedir-vos uma ajudinha. Por favor, não me abandonem agora.
Ora pois que D. Juba veio cá para casa com 1 mesito, e pouquinho tempo depois, uma bactéria que a acompanhou desde a instituição onde a recolhi, tratou de a deixar doente. Atrasou todo o processo de vacinação e consequentes idas à rua. 

Se D. Juba é uma cadelinha super inteligente que aprendeu perfeitamente que há uma zona especifica da casa onde devia fazer as necessidades, o problema agora é que ela só as faz, efectivamente, aí.
Já tentei de praticamente tudo... Desde passar tardes inteiras na rua com ela, até sair de casa com um "cócózinho" dela dentro de um saco para o "plantar" num sitio onde ela faça... NADA!! NADA RESULTA. A bichinha pode andar às voltas no parque, pode estar aflitinha à procura de um sitio "seu" onde fazer as suas necessidades, mas é assim que entra em casa que ela faz... Dirigi-se ao seu espaço e lá está ela a aliviar. 

Como é que eu a ensino que pode (E DEVE) fazer na rua? :( 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

69.

Grande falha a minha... Ainda não falei de um dos temas mais importantes desta semana: a Super Taça Cândido Oliveira.
Mas também... Não há muito para dizer! Só o que toda a gente já sabe:

- o PRIMEIRO golo do Sporting é mal anulado (o Nelson Semedo está a pôr o Teo em jogo)
- é penalti para o Benfica por falta de Carrillo sobre Gaitan
- o SEGUNDO golo do Sporting não é sorte (como já ouvi dizer por ai), é simplesmente o reforçar da superioridade verdibranca ao longo de praticamente todo o jogo
- faltou mostrar o SEGUNDO amarelo, e respectivo vermelho, ao Silvio, por entrada nos pés do Carrillo.

No meio disto tudo o mais importante é só isto: Sporting, TU és o Melhor do Mundo ♥

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

68.


Ano: 2015
Realizador: Edgar Wright
Elenco: Paul Rudd, Michael Douglas, Corey Stoll ...

Tenho um amigo com quem costumo ir algumas vezes por ano ao cinema. Não porque queiramos ver algum filme em especifico, mas só porque gostamos de ir. Vamos só os dois, e os filmes são escolhidos apenas e só no momento de comprar os bilhetes! SEMPRE. Ontem foi dia de voltarmos às salas de cinema deste nosso rectângulo, e a escolha recaiu sobre a Marvel.
Confesso que sou apreciadora, mas não fã, dos filmes das histórias da Marvel, e por isso, não me incomodou nada termos escolhido este.
É um filme engraçado (sim, escolhi bem a palavra). Paul Rudd é um dos actores, na minha opinião, mais fofinhos e giros de Hollywood e este papel assentou-lhe que nem uma luva. Michael Douglas igual a si próprio. Nota-se muito bem que os anos estão a passar por ele, mas o homem nunca desilude. É um Mestre!


domingo, 9 de agosto de 2015

67.

Diário de uma pessoa internada #4

Deixo agora de falar de mim e falo-vos de uma das situações que mais me chamou a atenção durante o meu internamento. Desde quando se ausculta uma pessoa que está comodamente sentada na arrastadeira? Desde quando se mede tensão arterial a uma pessoa que está comodamente sentada na arrastadeira?

Não aconteceu comigo, mas sim com uma das senhoras que estava comigo na enfermaria. 

sábado, 8 de agosto de 2015

66.


Titulo: Home
Ano: 2015
Realizador: Tom K. Astle, Matt Ember
Elenco: Jim Parsons, Rihanna, Steve Martin ...

E eis que volto à saga cinematográfica. Nos entretantos de ter intervalado as minhas sessões de filmes, o melhor site Português de partilha de conteúdos multimédia foi desactivado, deixando um nózinho na garganta (sim, eu gostava mesmo muito do Wareztuga!) e, por isso, tive que procurar outras alternativas. Ouvi falar do TopPt e experimentei. Não tem a quantidade de filmes que tinha o Warez, e não é actualizado com tanta rapidez como era o falecido, mas dá para o gasto!
Isto de estar de baixa deixa-nos com tempo para (quase) tudo, e nada melhor que actualizar a lista de "filmes a ver".
O último foi este. Sempre gostei muito de filmes de animação e o trailer chamou-me a atenção para este ET desastrado e com uma maneira de falar muito engraçada.
É um filme que se vê bastante bem, mas não é o meu filme de animação preferido. Não vi a versão original, mas sim a dobrada (pois digam o que disserem, filmes de animação - salvo rarissimas excepções - é obrigatório ver em Português).

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

65.

Diário de uma pessoa internada #3

Chegada às Urgências, por volta da 1 da manhã, as mãos encarquilhadas, sem movimento ou força, as pernas dormentes dos joelhos para baixo. Paralisia total de membros superiores e inferiores.
Tensão arterial normal, ECG normal, e nada de conseguir ter as minhas mãos de volta, ou de conseguir ter-me de pé. TAC normal e análises ao sangue revelam um dos valores alterados. 

"Lia, as tuas análises revelam os valores da troponina alterados. vais ter que ficar em SO e repetir as análises às 7 da manhã". 

Repetidas as análises, os valores continuavam alterados e a subir. Resultado: Internamento no Serviço de Cardiologia.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

64.

Diário de uma pessoa internada #2

Numa quarta feira perfeitamente normal, saí do meu local de trabalho às 23h e, quando cheguei a casa (por volta da meia noite) senti uma dor horrorosa mesmo a meio das omoplatas que logo se transferiu para um aperto gigante no peito, com uma dificuldade para respirar.
O tempo foi pouco para ligar ao meu pai, que me viesse buscar para me levar de volta ao hospital.
E fomos! 

sábado, 1 de agosto de 2015

63.

Diário de uma pessoa internada #1

Tenho tanta coisa para dizer acerca deste tema, que nem sei por onde começar!