sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

32.

A resposta foi: Marco Silva.

Quando, há uns meses atrás, Marco Silva foi apontado como o novo treinador da equipa principal de futebol do Sporting, vindo de uma época (quase) perfeita no Estoril, torci o nariz, meio que na dúvida deixei um pé lá atrás e disse: "Vamos ver o que é capaz de fazer".
O tempo foi passando, alguns jogos bem conseguidos e outros nem tanto, e eu sempre a dar o beneficio da dúvida. Aquele Marco tinha vindo de um Estoril. E não, eu não estou a menosprezar o Estoril.

Mas chega a uma altura em que os jogos já foram muitos e eu, que se calhar até nem pesco nada de futebol, começo a "atinar" com a táctica do homem. Mas como "atinar" até nem é o verbo correcto, eu dava tudo para ter uma conversinha séria com este senhor... A meio de um belo jantar, quiçá!

------------------------------------------------ 0 --------------------------------------------------------

Marco, querido, não te preocupes com a conta, hoje quem paga sou eu... Senta-te confortavelmente, pede o que quiseres, vamos conversar.

Sabes aquele miúdo que pões habitualmente a jogar do lado esquerdo? Sim, o Carrillo... está a fazer uma das melhores épocas desde que chegou a este clube. Já não é o miúdo inconstante e aluado que víamos (ou não víamos, como preferires!) na época passada. Tem magia nos pés, corre que nem uma gazela, olha-te para a área e serve-te, como nenhum outro o faz melhor, o Montero, esse que, também está, neste momento, numa bela forma. Mas voltando ao Carrillo. É com enorme pena que, em plena bancada daquela que é a nossa Casa, te vejo tirar o rapaz de campo numa altura em que 99% das pessoas vê que está a ser o melhor em campo (reparaste que és tu, aquele 1%?).

E já que te falo de substituições, responde-me cá uma coisa: que vês tu no André Martins que mais ninguém consegue ver? Porque continua a ser ele uma das três (importantes, tantas vezes) substituições?
Eu sei que, dentro das 4 linhas, o Mestre és tu, tu é que sabes, tu é que mandas, mas insistires que as substituições só são feitas para lá dos 70 ou, na loucura, 80 minutos, é de quem não sofre com o que está a acontecer dentro de campo, como todos os treinadores de bancada que estão a assistir, impacientes, à tua impávida reacção a uma derrota ou a um empate. Nem quero falar de vitorias ali na margem mínima. 

Ainda tenho bem presente na memória aquele ultimo grande derby. Tu também? 
Sabes, Marco, volto a reiterar que és tu quem melhor sabe o que é melhor para conduzir o jogo dentro das linhas, mas responde-me: não teria sido inteligente pedires aos teus (acredita no que te digo, são muito mais NOSSOS - dos sócios, dos adeptos, dos simpatizantes, e até, imagina tu, dos antis) miúdos para segurar a bola, para brincarem como tão bem sabem, às vezes, mesmo quando estão a perder? Não custa muito. Pergunta ao Artur. Fez isso durante 94 minutos. Às vezes, Marco, é mais fácil ser igual aos outros. Melhores nós sabemos que seremos sempre.

Gostava de te falar do Tanaka, mas acho que já não me estás a ouvir... 
O "chinês" não é um Liedson, nem um Jardel e nunca será um Acosta, mas reparaste que, os minutos que o deixaste jogar, ele raramente desiludiu? Oh, como é bom lembrar aquele golo frente ao Braga. Não sei se a ti te arrepiou, mas a família Sportinguista nunca esquecerá. Não te peço que tires a titularidade definitiva do Montero, do Super Slim ou sequer do Nani... Mas experimenta misturar esse 11 inicial. 
Vais ver que aquele miúdo que também ainda tem tanto para dar, o João Mário, não te vai desiludir, que o Tanaka vai mesmo poder resolver, que o Capel, aquele que já todos querem ver vendido, sabe mais de bola do que se julga, que o Tobias tem a idade certa para ser a nossa nova promessa, junto com o Paulo Oliveira. Diz-me, Marco, com tanto tempo em Portgual, que é feito desse tão falado "mini Messi"? 

Mas se calhar, Marco, eu não percebo mesmo nada de futebol, e sou apenas uma fanática lunática! 

Deixa-me só terminar com um conselho: mantém-te na linha que te guiou até aqui, no que a polémicas e novelas de comunicação social diz respeito. E não duvides disto que te digo: no Sporting Clube de Portugal, nós, os sócios, os adeptos, os simpatizantes e, imagina tu, até os antis, mandamos mais que qualquer Presidente, Assembleia, Conselho de Administração! 

Lia, sócia nr 109763.

6 comentários:

ABT disse...

O Marco até ia engolir mal a refeição, tantas foram as reprimendas, Lia...
Imagino se esse jantar fosse depois do próximo derbi. Então o que seria ;PP

Beijinho de bom fim-de-semana*

Lia disse...

ABT, eu não lhes chamaria reprimendas, mas sugestões de melhoria!

Beijinho. O fim de semana foi óptimo. E o teu? :)

ABT disse...

Sugestões de melhoria que soam a reprimendas, pode ser? :)
O meu fim-de-semana correu bem, também. Melhor, só se não estivesse a chover! Actividades de primavera/verão já povoam os meus pensamentos, confesso.

Beijinho de boa semana*

Lia disse...

Se está mal, tem que se melhorar... se para isso servem as reprimendas, então que o sejam :)

Beijinho * (e bom jogo, no domingo!)

ABT disse...

(Obrigada, foi um belíssimo jogo, de facto :) E viste como eu me portei bem, viste?)

*

Lia disse...

Eu vi, eu vi !! :) Portaste-te lindamente :p ahahah

Beijinho ***