quinta-feira, 20 de agosto de 2015

71.

Ser (do) Sporting...

Sou (do) Sporting desde que me lembro de ser (de) alguma coisa. Numa família de encarnados, eu resolvi ser a ovelha negra - ou verde, no caso. É certo que na minha família nunca ninguém puxou por cor nenhuma, nunca ninguém disse "tu um dia vais ser assim, gostar assado e fazer cozido" e dentro de tantas opções eu escolhi. Sou (do) Sporting. Chamam-me doente. Doente me assumo!

Sempre fui mais rapaz que rapariga e amante de tantos desportos quantos pudesse praticar, mas sempre houve um... Aquele! O que sempre me fez ser assim, gostar assado e fazer cozido. O deporto-rei. O futebol! Não me lembro de algum dia ter tido aquilo a que chamam referências (não posso chamar referência àquela panca de adolescente que tive pelo Quaresma), mas há tantos jogadores que me enchem as medidas de tantas maneiras, que eu acho que se pudesse, era eu que fundava o meu próprio clube, com eles todos e ganhávamos tudo o que havia para ganhar!

Mas já chega de fantasiar... Este texto serve só para mostrar o meu descontentamento com o que tenho assistido fazerem ao meu desporto (e ao MEU clube) nos últimos tempos.
Não sei se alguma vez expressei em voz alta, mas não sou fã do Bruno de Carvalho (BdC). Correcção: nem sempre sou fã do BdC. Estou-lhe muito (e eternamente) grata pelo que fez ao Sporting desde que assumiu a presidência - pôr a claro todos os trafulhas que quase mataram o meu clube, reerguer uma massa verde adormecida, fazer-nos a nós, Sportinguistas, voltar a acreditar num Sporting como já fomos, calar as vozes que previam a nossa decadência. Mas não vou nunca apoiar o folclore com que insiste em debater-se "contra tudo e todos". Há tantas maneiras de fazer as coisas e, infelizmente, vez após vez, Bdc tem quase sempre escolhido a pior.

No ano em que BdC assumiu a presidência do Sporting, prometi a mim mesma que, se o Sporting garantisse um lugar de pódio no campeonato, na época seguinte me faria sócia. E assim foi! No ano em que me faço sócia, prometi a mim mesma que, se o Sporting garantisse um lugar de pódio no campeonato, na época seguinte compraria a GameBox. E assim foi! Este ano estou em Alvalade de lugar marcado, mas este ano não faço promessas. Não é porque não acredite na continuidade de "bons" resultados do meu clube, mas porque não me revejo naquilo em que o futebol se tornou.

Desde Junho que tudo roda à volta de um treinador que sai de um clube que não o queria, para outro onde dizem que ele realiza um sonho. E é a tragédia, o drama e o horror! Quis o destino que o primeiro jogo da época opusesse esses dois clubes, e o meu ganhou. SMS's para um lado e para outro, diz que disse das vizinhas da aldeia, as boquinhas indirectas dos putos de 15 anos às ex namoradas, os insultos básicos da turminha da pré-escola. E eu, que sempre apreciei tanto o futebol dentro das 4 linhas, hoje vejo-me obrigada a assistir a esta palhaçada em que se tornou a minha paixão, fora de campo.

Ser (do) Sporting, dizem as maiorias, obriga-me a apoiar o meu presidente nesta sua atitude de calar o pio da avestruz. Ser (do) Sporting, digo eu, é saber usar o silêncio para dar respostas.
Ser (do) Sporting, dizem as maiorias, é aplaudir medições de pilinhas, para saber quem é o maior lá do bairro. Ser (do) Sporting, digo eu, é mostrar-lhes dentro de campo quem somos, do que somos feitos. Ganhando!
Ser (do) Sporting, dizem as maiorias, é ser anti outro qualquer. Ser (do) Sporting, digo eu, é ser só e apenas isto: SPORTING!

Por isso, enquanto o juízo me permitir, sou adepta (e sócia) do Sporting, e jamais de uma estúpida, ridícula e absolutamente irritante troca de palavras anedótica.

2 comentários:

Silent Man disse...

Se isto fosse no FB. criava quatro ou cinco contas falsas para botar Likes. Assim, bato palmas e dou-te os parabéns!

Beijinhos

Lia disse...

Silent, também lá está xD Mas obrigada, anyway :)

Beijinhoo*